Ronaldo Araújo

Blog sobre tecnologias, programação e afins

Google play assinatura mensal

Olá Developerssssssss!

A Google vem revelando algumas novidades que devem chegar à Play Store em breve. Eu em particular achei dentre elas a mais interessante a possibilidade de apps de serviços por assinatura, como Netflix, Crunchyroll e Spotify, poderem cobrar preços promocionais para novos clientes direto na loja. Isso eu achei muito legal, uso o Spotify no meu computador, mas não tenho a assinatura uso gratuitamente, Crunchyroll e Netflix não tenho assinatura, é, isso mesmo acreditem não tenho assinatura da Netflix (risos).

Com isso, a Google quer atrair ferramentas que atualmente não processam pagamentos na Play Store justamente porque seus modelos de negócios preveem preços mais baixos ou totalmente zerados no início, para atrair assinantes que ainda não conhecem os serviços, ou aquelas pessoas que só ouviram falar do serviço, mas não sabe se vale a pena a assinatura, se o produto é bom mesmo e etc, uma ótima sacada.

E o que é mais legal ainda para nós desenvolvedores, o novo recurso também deve economizar trabalho no desenvolvimento de apps, que irá poupar o tempo de construir métodos de pagamento independentes, algo que normalmente requer negociação com empresas como Cielo e Rede, além de mais esforço de programação.

Alguns serviços também têm dificuldade de expandir suas atividades para mais países por limitações em seus mecanismos de pagamento quanto a compras internacionais. A Google Play pretende eliminar isso.

Bem, como nem tudo são flores, até esse dado momento que redijo este post, ainda não se sabe quando vai estar disponível para os desenvolvedores nem se a Google vai cobrar taxas tão altas quanto as do pagamento de apps de compra única, vamos esperar, e quanto isso segue também uma publicidade da Google abaixo 😉 Abraços.

Share Button

, , , , , ,

%d blogueiros gostam disto: