Ronaldo Araújo

Blog sobre tecnologias, programação e afins

IIS Express – Habilitando conexão remota

Olááááá Developers! 🙂

Esses dias queria acessar uma web API de forma mais rápida diretamente na minha máquina na rede, sem ter que ficar publicando a todo momento em um IIS na minha máquina. Nas minhas andanças e pesquisas pela internet vi que é bem tranquilo fazer isso 😉

Peguei essa dica no blog do colega Wennder Santos qual deixo também a referencia.

E mãos a obra!

  • Abra o arquivo de configurações de host’s do iis express (%userprofile%/Documents/IISExpress/config/applicationhost.config). Procure a tag sites e encontre a tag com o nome da aplicação que você quer liberar o acesso. Copie a tag , cole-a abaixo da já existente e altere localhost pelo ip da sua máquina. A Figura 1 mostra como essa alteração ficou no meu pc. Salve o arquivo e feche-o.

imagem1Figura 1 – Adicionando novo binding.

  • Por default, quase todas as conexões externas são bloqueadas. Nesse caso, vamos liberar o acesso para essa aplicação. Abra o prompt de comando como administrador e execute o seguinte comando:

Não esqueça de executar o comando informando seu ip e a porta que sua aplicação está usando.

Crie uma regra de entrada no firewall para a porta em uso.

Pronto, nesse momento ao subir sua aplicação no iisexpress ela já estará disponível dentro da sua rede. Basta digitar o ip que você configurou como host + a porta (192.168.0.12:17300).

PS-1: Caso use algum anti-vírus, não esqueça de criar uma exceção para a porta nele também.

PS-2: Ao finalizar os testes, remova as exceções do firewall, anti-vírus e remova a reserva de url com o seguinte comando:

Muito útil para agilizar os testes, até a próxima.

Share Button

, , ,

%d blogueiros gostam disto: